22 de maio de 2011

Afinal o que são as Redes Sociais?

Caro Leitor


Afinal o que são as redes sociais? Esse fenômeno que tornou-se parte da vida do ser humano. Segundo levantamento da FGV até 2014 teremos 140 milhões de computadores ativos no Brasil, levando em conta que 85% dos usuários de internet possui algum perfil nas redes sociais, teremos em torno de 112 milhões de pessoas conectadas entre si de alguma forma.

Vamos voltar um pouco no tempo e analisar, antes da internet não havia redes sociais? É claro que sim! O ser humano vive socialmente só que o nome disso era convivência, seja no trabalho, na comunidade, no condomínio ou no futebol de final de semana, as pessoas juntam-se para um objetivo comum.

Alguns fenômenos estão acontecendo mundo a fora, exemplo disso foi a queda de um  ditador no Egito, onde as pessoas utilizaram esse meio para conscientizar-se e compartilhar informações, conhecimento e idéias.

Compartilho o vídeo abaixo da TEDxSudeste que mostra um pouco sobre a mudança desse comportamento.



O ponto que eu quero chegar é o seguinte: Se essas redes sociais, esse movimento de liberdade de expressão conseguiu derrubar um ditador, encontrar pessoas desaparecidas, unir pessoas para uma idéia em comum, você acha mesmo que ela não vai conseguir derrubar sua marca? Que o cliente mal atendido ou que teve suas expectativas frustradas, não vai compartilhar esse descontentamento com outras pessoas de seu meio de convivência? Agora não é somente com o vizinho e amigos, ele tem um poder muito maior. Esse cliente não é só mais um comprador ele faz parte do processo. 

Vejam abaixo um vídeo que mostra claramente isso.


Esse vídeo foi visualizado mais de 750.000 vezes, ou seja, temos quase 1 milhão de pessoas com uma imagem ruim da marca.

Existem mais exemplos de cases de insucesso como esse.O caso da Arezzo que anunciou em seu site e na sua página oficial no Facebook a venda de uma bolsa com pele de raposa. Logo após esse fato ser discutido entre a sociedade protetora dos animais e a polêmica lançada na rede, a empresa teve que retirar toda a sua coleção outono-inverno das lojas. 

Pior de tudo isso, é que estavam com a campanha de marketing preparada para o lançamento com a atriz Glória Pires como garota propaganda.



Vamos falar em um outro post sobre o consumidor 2.0, mas até lá deixo a pergunta. 

Você vai continuar ignorando a voz do seu cliente?

"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." (Saint-Éxupery)


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Scooby Doo jogos