Uma matéria muito interessante divulgada no blog A Quinta Onda.
Em uma pesquisa feita pela McKinsey em dezembro de 2010 descobriu que a maioria das empresas conseguem medir os resultados no uso das mídias sociais nos negócios, e só vem ratificar a opinião do último post.
Nove entre cada dez executivos pesquisados conseguiram listar pelo menos um benefício tangível.
Veja abaixo alguns números apresentados no estudo.
Das empresas que usam web 2.0 e mídias sociais internamente:
Veja abaixo alguns números apresentados no estudo.
Das empresas que usam web 2.0 e mídias sociais internamente:
77% aumentaram a velocidade de acesso ao conhecimento;
60% reduziram os custos com comunicação;
52% reduziram o tempo para acessar especialistas;
44% reduziram os custos com viagens;
41% aumentaram a satisfação dos funcionários;
40% reduziram custos operacionais.
Dentre as empresas que usam web 2.0 e mídias sociais para interações com clientes:
60% reduziram os custos com comunicação;
52% reduziram o tempo para acessar especialistas;
44% reduziram os custos com viagens;
41% aumentaram a satisfação dos funcionários;
40% reduziram custos operacionais.
Dentre as empresas que usam web 2.0 e mídias sociais para interações com clientes:
63% aumentaram a efetividade de marketing (conhecimento, consideração, conversão e lealdade a marca);
50% aumentaram a satisfação de seus clientes;
45% reduziram custos de marketing;
35% reduziram custos de suporte.
Dentre as empresas que usam web 2.0 e mídias sociais na interação com parceiros e fornecedores:
50% aumentaram a satisfação de seus clientes;
45% reduziram custos de marketing;
35% reduziram custos de suporte.
Dentre as empresas que usam web 2.0 e mídias sociais na interação com parceiros e fornecedores:
57% aumentaram a velocidade de acesso ao conhecimento;
53% reduziram os custos com comunicação;
45% aumentaram a satisfação de fornecedores, parceiros e especialistas externos;
40% aumentaram a velocidade de acesso a especialistas externos.
53% reduziram os custos com comunicação;
45% aumentaram a satisfação de fornecedores, parceiros e especialistas externos;
40% aumentaram a velocidade de acesso a especialistas externos.
O mais interessante desse estudo é a afirmação de que as empresas cometem um erro enorme ao não incentivar a criação de redes sociais internas e externas. Os executivos deveriam pressionar as suas organizações para se tornarem "Organizações completamente conectadas", ou, como aparece no documento, "Fully networked enterprises".
O documento sugere os seguintes passos:
1- Integrar o uso da web 2.0 nas atividades diárias dos funcionários;
2- Forçar continuamente a adoção e uso;
3- Quebrar as barreiras para uma mudança da organização, através de mais colaboração, fluidez de informação, decisão distribuída e menor rigidez na hierarquia organizacional;
4- Aplicar as tecnologias de web 2.0 nas interações com clientes, parceiros de negócios e funcionários.
O documento pode ser lido aqui. (Em inglês)
Abaixo dois vídeos do fórum que debateu mídias sociais no ambiente corporativo na Campus Party 4.
Vale a pena ver os dois vídeos com empresas como Azul, IBM e Focco RH!
2- Forçar continuamente a adoção e uso;
3- Quebrar as barreiras para uma mudança da organização, através de mais colaboração, fluidez de informação, decisão distribuída e menor rigidez na hierarquia organizacional;
4- Aplicar as tecnologias de web 2.0 nas interações com clientes, parceiros de negócios e funcionários.
O documento pode ser lido aqui. (Em inglês)
Abaixo dois vídeos do fórum que debateu mídias sociais no ambiente corporativo na Campus Party 4.
Vale a pena ver os dois vídeos com empresas como Azul, IBM e Focco RH!
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