5 de junho de 2011

Redes sociais nas empresas é prejudicial?





Caro Leitor


Redes sociais nas empresas virou um tabu, assim como foi o telefone na década de 70, o fax na década de 80, o e-mail na década de 90 e a internet no começo do milênio.


O portal de tecnologia IDG Now, publicou uma pesquisa do instituto uSamp dos Estados Unidos feita com 500 trabalhadores usuários de redes sociais. 


A grande maioria dos entrevistados representam uma cara perda de foco no trabalho (ou seja, dinheiro). 


A pesquisa afirma que 60% das interrupções no trabalho envolvem o uso das chamadas ferramentas sociais (Facebook, Twitter, e-mail, Messenger…). 


Por conta disso, 45% dos empregados não conseguem trabalhar nem 15 minutos sem serem interrompidos, e 53% perdem pelo menos uma hora por dia com esse tipo de distração.


O discurso hoje é que a produtividade é prejudicada, mas será que a teoria é verdadeira? As redes sociais são usadas somente para fins particulares?


Hoje temos comunidades de todos os tipos e todos os assuntos, além de poder aumentar a visibilidade da empresa.


Temos ferramentas que a área de TI pode monitorar os acessos dos funcionários, mas acredito que a conscientização seja o melhor caminho.


Um trabalho bem conduzindo pelo RH informando o melhor modo de utilização das ferramentas é essencial.


Agora temos outro ponto as informações dos funcionários como perfis de twitter, facebook ou orkut podem ser utilizadas pela empresa para prejudicar?


Acredito que não, desde que as informações não exponham a empresa ou seu código de ética, informações sigilosas ou estratégias futuras.



Portanto muito cuidado, utilize com sabedoria para divulgas positivamente o seu trabalho, suas idéias e sua postura.

E você o que acha? Comente aí embaixo vamos discutir o assunto.

SUCESSO!!!

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